maio
26
2016

Como ser um Empreendedor Digital

Prepare-se para saber neste artigo como ser um empreendedor digital .

empreendedor digital

Porque tornar-se um empreendedor digital?

Você já parou para pensar na quantidade de dinheiro que esta deixando de ganhar, nos negócios que poderiam acontecer, e simplesmente não acontecem, pois potenciais clientes não têm ao menos o seu contato? Confira nesse artigo tudo que você precisa saber para empreender na internet e e clique aqui para conhecer 7 motivos pelos quais sua empresa deve estar presente online.

Planejamento

Começaremos nossa conversa tratando do PLANEJAMENTO, pois, sem um bom planejamento o sucesso de seu negocio fica mais difícil e sujeito a erros, que poderá levar seu sonho a falência. O planejamento é chave para o sucesso de qualquer empresa, seja ela física ou virtual, é necessário realizar um estudo de mercado do nicho onde queres se inserir. Ainda que muitas lojas não façam qualquer planejamento e alcançam o sucesso, essa é a exceção!

Seguem algumas perguntas que precisa responder para fazer seu planejamento:

Qual o tipo de negócio?
Quem serão os responsáveis?
Porque existe uma oportunidade de investimento?
Que problema ou necessidade o produto vai solucionar?
Qual é o tamanho do mercado para os produtos da empresa?
Quão rapidamente o mercado poderá crescer?
Quem são os concorrentes?
Qual o diferencial em relação aos concorrentes?

Agora você começa enxergar seu negocio!

Uma loja virtual funciona como uma loja física e requer o mesmo planejamento e dedicação, ou algumas vezes até mais um pouco de suor. O diferencial é que terá uma enorme redução no custo fixo, não precisando alugar sala, contratar funcionários (pelo menos inicialmente), não tem condomínio, luz, água, etc. Em contra partida é necessário fazer uma trabalho de marketing digital avançado, porque, os clientes não passarão pela frente da sua loja, então, você terá que chegar até ele e convidá-lo a visitar sua loja.
Para aqueles que possuem uma loja física instalada em um bairro, a implementação da loja virtual é um passo que irá alavancar seus negócios de maneira incrível, porque sairá de uma clientela limitada ao bairro para uma ilimitada a nível nacional ou dependendo de seu produto até mundial. Caso o empreendedor não se prepare poderá ver o seu sonho acabar em poucos meses, muitos fatores podem fazer sua loja entrar ou não nas estatísticas de empresas que faliram no primeiro ou segundo ano de vida, por isso o planejamento é fundamental.

Pagamento

Outro ponto importante a ser analisado em como abrir uma loja virtual é a questão do pagamento do cliente pelos seus produtos. A facilidade no pagamento deve ser um dos pontos principais da sua loja virtual, peça apenas o básico. Um processo de finalização com muitas etapas podem fazer seu cliente desistir da compra.

Algumas formas de pagamento podem ser consideradas como: Intermediadores de pagamentos – Ideal para quem está começando uma loja virtual. Os intermediadores são simples de utilizar e garantem uma segurança ao comprador: Recebe o produto, ou recorre para receber o reembolso. Os mais utilizados são: Pagseguro, Bcash, Paypal, Mercado Pago e moyp. Outra forma é o Gateways de pagamento – É como se você tivesse a “maquininha do cartão de crédito”. São soluções mais robustas de pagamentos e garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência como Cielo e Redecard. Para usar essa segunda opção o lojista precisará contratar outros serviços, como anti-fraude e lidará diretamente com a adquirente na negociação por adiantamento de recebíveis e taxas.
Se estás começando agora no mundo virtual, recomendamos o uso de intermediadores. Porque será mais simples no inicio, enquanto, você ficará mais focado no trabalho administrativo e de marketing para o crescimento de sua loja.

Logística

Seguindo nosso artigo de como abrir uma loja virtual, vamos falar da logística, que é algo fundamental para o sucesso da mesma, pois, a não na entrega no produto, ou mesmo um atraso podem comprometer a reputação de sua empresa. Um dos maiores erros que vejo é empresas que tem um prazo longo de postagem, algumas até 7 dias. É um grave erro, pois o cliente de loja virtual quando compra um produto, quer receber o produto o mais rápido possível. Por causa disso, é ideal dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega da sua loja.

Você deve avaliar alguns pontos:

Vou ter o produto em estoque?
Caso não tenha, vou conseguir novo estoque rapidamente?
Em quanto tempo após a venda vou conseguir postar o produto?

Marketing Digital

Como sua loja não esta na calçada de uma rua movimentada ou num shopping, onde as pessoas estão passando a todo o momento, é preciso que tenhas um plano de marketing digital agressivo para que chegue até seu nicho de mercado e desta forma essas pessoas conheçam sua marca, seus produtos e suas qualidades que o diferenciam de seu concorrente. Existem várias formas de marketing, confira algumas formas de divulgar sua empresa:

Redes sociais – Fundamental para sua empresa começar a construir uma marca. Crie uma conta no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, … E comece a publicar conteúdo relevante para seus clientes. Pode postar seu conteúdo próprio ou de outros sites (quando for conteúdos de outros, sempre indique a fonte). Em meio a muitas postagens relevantes, poste promoções e cupons de desconto.

Google Adwords – Funciona muito bem para empresas que tem verba de marketing e podem investir nesse canal, pois gera um volume de visitantes grande e no curto prazo, essencial para gerar as primeiras vendas. Mas não se ajusta com a “verba de marketing” os pequenos também podem investir, é possível investir R$1,00 por dia, mas claro, quanto mais, mais cliques serão gerados, porque você pagará por cada clique que for dado na sua página.

Email Marketing – Uma ótima forma de divulgação e de baixo custo. Porém é preciso uma boa lista segmenta de clientes que se cadastraram em sua loja Virtual. Evite comprar listas prontas, essas listas são de clientes que não se cadastraram em sua loja e na maioria não tem interesse nenhum em seu produto. Foque em seu nicho de mercado!

SEO –  São os acessos obtidos por buscas orgânicas em buscadores, são as buscas gratuitas, onde o internauta digita algo relacionado a seus produtos e seus resultados são exibidos a ele.

Escolha o parceiro certo

Esta é a parte mais técnica do negócio, não deixe qualquer um ser o desenvolvedor do seu projeto online. Escolha aquele parceiro especializado, que tenha bons conhecimentos de design, marketing e que utilize uma boa plataforma de loja virtual.

Dica: Antes de escolher a empresa que vai desenvolver seu projeto online, confira trabalhos anteriores, faça um analise detalhada incluindo uma avaliação do layout e das funcionalidades do site.

Essas foram algumas dicas essenciais para você que deseja saber como ser um empreendedor digital , caso tenha mais alguma dúvida, ou queira adicionar mais informações deixe seu comentário abaixo.

 

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Sobre o autor: Robison Oliveira

Formado em administração Trabalha desde 2009 com a criação de sites, Lojas Virtuais, Mercado Livre e tudo que envolve Marketing Digital.